terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Abecedário de Gilles Deleuze

"É que os homens, como criaturas espirituais, não param de dizer besteiras"
Gilles Deleuze

Há uma série de entrevistas com o filósofo francês Gilles Deleuze (18 de janeiro de 1925 – 4 de novembro de 1995) chamada O Abecedário de Gilles Deleuze, nas quais ele realmente monta um abecedário próprio, tratando assuntos como A de Animal, B de Beber, C de Cultura, etc.
Não que esta série seja algo brilhante, (não cheguei a ler ou assistir toda ela, mas as partes que vi, só pude pinçar alguns momentos interessantes), mas há alguns momentos que merecem atenção, como o verbete "H de História da Filosofia" no qual Deleuze comenta sobre o sentido da Filosofia e a importãncia da história da filosofia.
Para ele o 'fazer filosofia' pode ser comparado a arte da pintura. Há de ir se aprimorando aos poucos, há de se praticar bastante, antes de conhecer bem as cores. É necessário bastante contato, bastante tempo empregado em ganhar intimidade com as cores para que se possa então criá-las positivamente e produzir uma obra de arte. Daí a importãncia da história da filosofia como base de onde o estudante de filosofia pode ganhar experiência, para posteriormente, chegar a criar seus próprios conceitos.
...

Nestes comentários sobre a arte de fazer filosofia, Deleuze lança algumas frases de impacto, como a que está no topo. Destaco a seguinte citação:

"Não é que eu seja particularmente modesto, mas eu acho que seria muito chocante se existissem filósofos que dissessem assim: “Vou ingressar na Filosofia, e vou fazer a minha filosofia. Tenho a minha filosofia”. São falas de um retardado! “Fazer a sua filosofia!” Porque a Filosofia é como a cor. Antes de entrar na Filosofia, é preciso tanta, mas tanta precaução! Antes de conquistar a “cor” filosófica, que é o conceito. Antes de saber e de conseguir criar conceitos é preciso tanto trabalho! Eu acho que a história da Filosofia é esta lenta modéstia, é preciso fazer retratos por muito tempo."

O cara pode até não ser modesto, mas a mensagem é bacana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário