segunda-feira, 7 de junho de 2010

Edgar A. Poe e o espectro demoníaco no céu azul

Alone – Edgar Allan Poe

From childhood's hour I have not been
As others were I have not seen
As others saw; I could not bring
My passions from a common spring.
From the same source I have not taken
My sorrow; I could not awaken
My heart to joy at the same tone
And all I loved, I loved alone.
Then- in my childhood, in the dawn
Of a most stormy life- was drawn
From every depth of good and ill
The mystery which binds me still:
From the torrent, or the fountain,
From the red cliff of the mountain,
From the sun that round me rolled
In its autumn tint of gold,
From the lightning in the sky
As it passed me flying by,
From the thunder and the storm,
And the cloud that took the form
(When the rest of Heaven was blue)
Of a demon in my view.

Só (na tradução que li a primeira vez, não sei quem a fez)

Desde criança nunca fui como os outros foram
Nem meus olhos viram o que os outros viram
Já que as paixões não tem a mesma origem
Não vêm da mesma fonte as dores que me afligem.
Também o prazer era de outra natureza,
tudo que amei ninguém amou tenho certeza.
Lá, no despontar de um viver atormentado
Do âmago do bem e do mal foi arrancado
Este mistério que ainda me traz prisioneiro
Da cascata e da torrente, do ocre do outeiro
Do sol a desfilar sua outonal majestade
E da nuvem, que a meus olhos tomou o perfil
De um demônio neste céu azul anil.


Eu estava caminhando, na verdade observando os últimos raios de sol dia destes no lago, quando dentre uma daquelas nuvens cor-de-rosa que aparecem de vez em quando, acho que predominantemente no inverno, surgiu o espectro de um grande demônio vermelho. Lógico, logo me lembrei de onde eu teria visto algo como aquele espectro, o demônio lembrava bastante o diabo do filme Spanw, e qualquer pessoa que tenha lido sobre as teorias de C.G. Jung afirmaria que isto é apenas fenômeno da cincronicidade. Pois bem, mas qual é a graça disso?!?
Ano passado eu estava também no lago quando surgiu uma luz no céu, que levou entre 5 e 10 minutos para cruzar de oeste até sul. Surgiu do nada e foi embora da mesma forma. Os cientistas diriam que pode ser apenas lixo espacial entrando na camada de ozônio; eu prefiro pensar que é um OVNI, e afinal de contas, até eu ter certeza do que era aquilo, continuará sendo Não Identificado. Assim, melhor ficar na dúvida., e cantar junto com Raulzito: “Oh oh seu moço, do disco voador. Me leve com você, aonde você for!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário