quinta-feira, 24 de junho de 2010

... e a culpa é do vento!

"Nem tudo são flores neste mar de rosas" já dizia um amigo meu
e eu completaria assim: Nem tudo são flores neste mar de rosas cheias de espinho!
é até lógico que essa metáfora sobre a vida pode parecer meio estranha, pois alguém poderia dizer assim: é, nem tudo são flores neste mar de rosas, algumas rosas são nomes, outras são cores, outras... nuvens", mas aí perderia todo o sentido (se é que tem algum).
O sentido desta frase é que: nem tudo é fácil, tranquilo de se superar nessa vida, algumas coisas são penosas e angustiosas de se viver, por isso os espinhos... assim partindo de outra premissa aleatória: de que nós controlamos nossas vidas (se é que realmente controlamos) e que, mesmo os espinhos, são por nossa culpa (e são), ficamos nesta: a vida pode ser boa, mas uma hora ou outra, a gente vai se ferrar mesmo, e por nossa culpa.
Mas aí, que graça teria?!?
De que adianta controlar tudo, ou se responsabilizar por tudo o que fizermos, se no fim, estamos fudidos mesmo?!!? De que adianta poder fazer tudo o que se quer (Faça o que tu queres, há de ser tudo da lei... tu não tens direito a não ser fazer o que tu queres!*), se não faz diferença nenhuma...
Para tentar uma alternativa (se é que devo fazer isso, e preciso parar de abrir parênteses senão não termino de escrever isso), escolho aleatório novamente, a possibilidade do acaso. Não no sentido de "O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído**" afinal, não há o que nos proteja. Mas o acaso seriam as oportunidades que os outros ou o mundo nos oferece.
Assim, para voltar à metáfora: "Nem tudo são flores neste mar de rosas cheias de espinhos, mas quando o vento sopra, devemos aproveitar pra voar e sair do lugar." (sei que devemos é uma palavra muito forte, mas acho que surte efeito)
Agora, esses dias, me escreveram num papel "A culpa é do vento!" (ou algo assim). Daí hoje me caiu a ficha:

A CULPA É DO VENTO!

Haha! É que a gente tem mania de culpar alguém por certas coisas (ou por quase tudo "O inferno são os outros***" hehe), então, na metáfora das flores, por não culpar o vento?!? Só para nos sentirmos responsáveis pelas merdas que fazemos?!?
Esquecendo a questão da responsabilidade, que já teorizaram demais a respeito disso... vamos aproveitar o vento... e fica um trecho d'uma música do Stress:

"Quem imagina como sou agora
não me conhece pois eu mudo toda hora.
Cada momento se vive uma vez
presente certo, futuro... talvez

Vou até onde for meu pensamento
sou como a folha, solta ao vento!****"

E no fim, já estamos ferrados mesmo...

* A Lei de Thelema - Aleister Crowley
**Epitáfio - Titãs
*** O inferno são os outros - Titãs (parafraseando J-P Sartre, em Entre quatro paredes
**** Folha ao vento - Stress

P.S.: Ah, a frase, atribuo ai grande 'Zé Gustavo, vulgo "Nietzsche", do curso de filosofia.
P.S.2: O 'A culpa é do vento, atribuo à Janaine.

Um comentário:

  1. Afinal já dizia o Homer Simpson:
    "a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser"

    logo, a culpa é do vento! xD

    =*

    ResponderExcluir