quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alice no país das maravilhas - O filme menos Tim Burton do Tim Burton

Muito bem, um mez depois do lançamento nacional, mais de dois depois do lançamento oficial, finalmente consegui assisti o filme Alice no país das maravilhas na versão do Tim Burton. Pois é, esse é um dos prejuízos do sossego d'uma cidade de interior. Mas que seja, assisti esses dias ao filme e como fã declarado de Tim Burton, foi uma decepção.
Não, o filme não é ruim, ao contrário, consegue prendem o espectador durante seus 108 minutos, e para quem nunca assistiu aos filmes do Tim Burton, ou o assisti só por diversão, o entreternimento é garantido. Entretanto, ouvi algumas críticas ao roteiro, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento da narrativa, tanto quanto à fidelidade ao livro. Não lí o livro, e pra falar a verdade nem conheço detalhadamente a história de Alice. Só sei que o filme é uma continuação da primeira história, seja lá o que isso quer dizer, então, deixo de lado essa questão do roteiro e vou arriscar outros comentários...
Não gostei daqueles efeitos visuais e de cenário! Foi decepcionante a qualidade das imagens. Não sei se é porque o filme foi feito, bom ou mal, para o formato 3D (e eu não o assisti assim), mas estou até agora me perguntando: onde foram parar aqueles efeitos característicamente Tim Burton?!? Me reclamaram que o filme era 'colorido demais', bom, não problema num filme Tim Burton ser colorido, é só ver as casas do Edward Mãos-de-tesoura, ou mesmo A fantástica Fábrica de Chocolates, ou ainda Peixe Grande. Mas no Alice, senti falta dos três elementos que para mim são característicos: os bonecos de massinha, o desenho animado e os bonecos de teatro. O Alice ficou muito digital, perdeu totalmente a graça...
Nem a participação do Johnny Depp merece destaque, já que o persongame o Chapeleiro Maluco, está muito digital, e o que sobra da excentricidade característica do Johnny Depp são só as expressões faciais, ainda que muito maquiadas. Mesmo a trilha sonora, que mais uma vez é feita pelo Danny Elfman, não teve tanto brilho quanto num A lenda do cavaleiro sem cabeça, alguns momentos até vale a penas, mas, no geral, está bem fraquinha.
Enfim, o Tim Burton's Alice in Wonderland é o filme menos Tim Burton do Tim Burton, e talvez até mesmo seu pior filme... diverte, mais é triste pelo visual.
Espero que não seja um problema o avanço da tecnologia para um possível próximo filme do diretor.

2 comentários:

  1. Eu curti o filme, vi ele em 3D e garanto que foi muito emocionante...
    Me falaram que a versão DVD dele é muito paia, mas não cheguei a ver.
    E a história não segue livro nenhum, é uma continuação bem louca.

    Ah, eu gosto da Alice! E da espada vorpal! =p
    Fora isso o filme é mediano, verdade.

    Saudades de você primo! =*

    ResponderExcluir
  2. Os efeitos visuais também não me agradaram, embora eu também não os tenha visto em 3D e acho que isso justifica muita coisa. Mas o que me decepcionou mesmo foi o enredo, eu sinceramente esperava mais. Acho que ver a Alice pagando de guerreira e flertando com o Johnny Depp (que mais parecia um Visconde de Sabugosa junkie) não agradaria sequer a Lewis Carrol, haha.

    Belo blog!

    ResponderExcluir